28 julho, 2012

5 Minerais que não podem faltar na sua Alimentação

Spartan Team


Os sais minerais são substâncias inorgânicas que precisam ser consumidas pelos seres vivos para que haja um bom funcionamento do organismo. A falta desses nutrientes pode causar graves prejuízos ao organismo, até mesmo a morte. Os sais minerais podem ser encontrados de três formas nos organismos vivos: dissolvidos na água do corpo na forma de íons; na forma de cristais (como o carbonato de cálcio e o fosfato de cálcio encontrado nos ossos); ou associados a moléculas orgânicas (como o ferro na molécula de hemoglobina, o magnésio na clorofila e o cobalto na vitamina B12).

Conheçam alguns minerais e descubra por que você não pode viver sem eles.





Cálcio
Ação: fortalece os ossos, dentes, nervos e músculos.
Fontes: leite e derivados, peixes e frutos do mar.
Deficiência: enfraquecimento dos ossos, dentes, nervos e músculos.
Overdose: injeções de cálcio podem causar parada cardíaca.
Dose diária: 800mg ou 1 copo de leite.

Ferro
Ação: age na formação das hemácias (parte vermelha do sangue) e, por isso, previne anemia.
Fontes: beterraba, carnes, feijão, nozes, aveia, ovo.
Deficiência: anemia.
Overdose: intoxicação no fígado.
Dose diária: 15mg ou 1 bife de fígado ou 10 colheres de espinafre e 1 concha de feijão (é melhor absorvido se for acompanhado de alimentos ácidos).

Magnésio
Ação: faz bem para os ossos, nervos, músculos e vasos sanguíneos, aumenta o pique e previne a depressão.
Fontes: leite e derivados, peixes, frutos do mar e carne.
Deficiência: irritabilidade, nervosismo.
Overdose: para quem tem insuficiência renal, é muito tóxico.
Dose diária: 280mg ou 2 fatias de pão integral.

Selênio
Ação: é antioxidante, fundamental na formação dos ossos, e previne doenças.
Fonte: germe de trigo, atum, cebola, tomate, brócolis.
Deficiência: cansaço e maior probabilidade de ter doenças.
Overdose: intoxicação, problemas digestivos, cardíacos e até envenenamento.
Dose diária: 50mcg ou 1/2 colher de arroz ou 1 colher de cogumelos.

Zinco
Ação: antioxidante e faz bem para o fígado.
Fontes: frutos do mar, leite, grãos, feijão, carne.
Deficiência: altera o sistema imunológico e a síntese das proteínas e do colágeno.
Overdose: pode ser tóxico e provocar distúrbios digestivos.
Dose diária: 12mg ou 1/2 litro de leite.


Bons Treinos :D



Fonte: dicasonlinegratis.com

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