Ganhe Dinheiro Jogando

23 abril, 2012

Exercícios Compostos x Exercícios Isoladores


Spartan TeamBasicamente, podemos dividir os exercícios de musculação em dois grupos: 
Exercícios Compostos (ex: o desenvolvimento frontal, em pé, é um bom exemplo, envolvendo os músculos importantes da cintura escapular, a porção superior dos braços, o trapézio, os deltóides, a porção superior dos peitorais, e os tríceps.)
Exercícios Isoladores (ex:rosca concentrada com um haltere, extensões de perna, roscas de tríceps e rosca de pulso ).
Muitas pessoas acreditam que os exercícios compostos são os melhores, e isso até pode ser verdade dependendo do objetivo do atleta. Porém, os exercícios isoladores também podem vir a ser muito úteis em alguns casos.
Vamos conhecer melhor esses tipos de exercícios e ver onde eles podem ser encaixados no seu treino:



EXERCÍCIOS COMPOSTOS

Exercícios compostos são movimentos multi-articulares que trabalham vários músculos (ou grupos musculares) ao mesmo tempo. Exemplos bem comuns de exercícios compostos são o agachamento, que trabalha diversos músculos da parte inferior do corpo, como quadríceps, isquiotibiais, glúteos, panturrilha, além da parte inferior das costas, e o supino, que trabalha o peito, tríceps, ombros, etc.


VANTAGENS DOS EXERCÍCIOS COMPOSTOS

Exercícios compostos são ótimos para pessoas que querem ganhar massa muscular, e para isso precisam construir uma base sólida de músculos.
Além disso, esse tipo de exercício é conhecido por aumentar a produção natural de testosterona, que é o principal hormônio masculino e grande responsável pela construção de massa muscular; e por ajudar a queimar mais gordura corporal. Quanto mais massa muscular é estimulada durante um treino, mais testosterona é liberada. Sendo assim, realizar exercícios compostos é a chave para pessoas que visam aumentar os músculos.

DESVANTAGENS DOS EXERCÍCIOS COMPOSTOS

Nossos músculos precisam se recuperar para crescer, e muitas pessoas que usam exercícios compostos em suas rotinas de treino ainda não entenderam esse ponto. Vamos usar um exemplo prático:
Vamos supor que segunda-feira você treina peito e bíceps, e na terça feira, você treina costas e tríceps. O que acontece aqui?
Simples: você está treinando tríceps e bíceps na segunda e na terça, não fornecendo tempo suficiente para que eles se recuperem. Como assim, eu não treinei tríceps na segunda…
Treinou sim!
A grande maioria dos exercícios de peito são compostos e trabalham o tríceps, como vimos acima no exemplo do supino reto. Da mesma forma, a maioria dos exercícios para costas são compostos e trabalham o bíceps.
Sendo assim, se você pretende usar exercícios compostos para ganhar massa muscular, tenha muito cuidado com a divisão do seu treino, pois você pode não estar dando o tempo ideal de descanso para os seus músculos. Se for treinar dois grupos musculares no mesmo dia, treine peito com tríceps e costas com bíceps, pois assim você fadiga os músculos menores no mesmo dia.

EXERCÍCIOS ISOLADORES

Ao contrário do que vimos até agora, os exercícios isoladores são aqueles que trabalham apenas uma articulação e grupo muscular. Um exemplo clássico é a rosca concentrada para bíceps.


VANTAGENS DOS EXERCÍCIOS ISOLADORES

Geralmente, os exercícios isoladores são usados por fisiculturistas em época de pré-competição, pois eles precisam corrigir algumas regiões do corpo por questões de simetria.
Para isso, muitas vezes eles precisam trabalhar pequenas regiões musculares, sem trabalhar outras. Dessa forma, os exercícios isoladores são essenciais.


DESVANTAGENS DOS EXERCÍCIOS ISOLADORES

Os exercícios isoladores não são muito úteis para os que querem ter ganhos expressivos de massa muscular. Para realizar um exercício isolador, você terá que colocar uma quantidade de peso bem menor do que costuma utilizar nos exercícios compostos, o que significa que não haverá uma progressão muito consistente, minimizando os resultados.


CONCLUSÃO

Exercícios compostos e isoladores devem ser combinados. Não existe o melhor, e sim o ideal para cada época e objetivo de treinamento. Em determinados momentos, seu objetivo principal pode ser ganhar massa muscular. Portanto, os Exercícios Compostos são os ideais. Porém, em outros momentos você pode querer trabalhar alguma região do seu corpo em especial, sem que para isso tenha que trabalhar outra. Para esse caso, os Exercícios Isoladores serão muito úteis.
Defina seus objetivos e encaixe os exercícios compostos e isoladores de uma forma inteligente em sua rotina de treinos.
Boa Sorte!

Fonte: http://definicaototal.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...